O Que Fazer Em Foz do Iguaçu? Guia de Passeios

Foz do Iguaçu é berço de uma das 7 maravilhas da natureza e patrimônio da humanidade, ou seja: destino obrigatório para você que ama viajar e quer viajar pelo sul do Brasil. Além disso, por fazer tríplice fronteira, é uma das poucas viagens que te permite conhecer as Cataratas do Iguaçu, fazer comprinhas no Paraguay e jantar na Argentina no mesmo dia! Mas, o que fazer em Foz do Iguaçu? Fiz uma lista com os lugares que mais amei visitar em minhas visitas a Foz o Iguaçu. Vem ver!

Foz tem muitas, mas muitas opções de passeios, parques, restaurantes, bares e hotéis. Isso sem mencionar as opções das cidades vizinhas na Argentina e Paraguay. Vou listar os passeios que mais gostei de fazer na região!

Que passeios fazer em Foz do Iguaçu?

1. Visitar o Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu

É claro que você não vai até Foz do Iguaçu sem visitar o Parque das Cataratas, onde você pode ver de perto as famosas e gigantescas quedas d´agua! Eleita uma das 7 maravilhas da natureza e patrimônio da humanidade, as Cataratas são orgulho brasileiro e visita obrigatória para todo viajante. É de tirar o fôlego ver toda aquela água caindo infinitamente! Recomendo fazer a trilha de 1km para chegar ao local, é lá que ficam as paisagens mais lindas e o panorama do lado Argentino.

CURIOSIDADE: Atualmente visitadas por 2,5 milhões de turistas do mundo inteiro, as Cataratas do Iguaçu foram relatadas pela primeira vez em 1542 pelo explorador espanhol Alvar Nuñez Cabeza de Vaca. Eleanor Roosevelt, então primeira-dama dos Estados Unidos, comparou com uma exclamação as Cataratas do Iguaçu com as quedas que o seu país divide com o Canadá: “Poor Niagara!” (pobre Niágara!).

Poor Niagara!

Eleanor Roosevelt

As Cataratas são formadas por quedas de 65 metros de altura, em média, que se estendem por 2.780 metros de largura. As Cataratas do Iguaçu despejam cerca de 1,5 milhão de litros de água por segundo em períodos normais e têm 19 saltos principais, três deles no Brasil e os demais na Argentina, porém voltados para o observador que está no lado brasileiro. O salto que mais chama a atenção dos visitantes é a Garganta do Diabo.

2. Almoçar no Restaurante Porto Canoas com vista para as Cataratas

O restaurante Porto Canoas fica dentro do Parque Nacional do Iguaçu, na beira do rio, uma das paisagens mais belas do mundo em um ambiente onde o ar puro da floresta se confunde com aromas suaves de uma cozinha com várias opções de pratos, entre eles os típicos da gastronomia brasileira e sobremesas de encher os olhos e agradar os paladares mais exigentes.

3. Macuco Safari

Ainda dentro do Parque das Cataratas, existem algumas possibilidades muito legais de passeios e aventuras. Detaque para o MACUCO SAFARI, um passeio ousado pelo Rio Iguaçu que leva os turistas poucos metros de distância das gigantescas quedas d’água. Em alguns momentos a água é tanta que não conseguimos enxergar nada. É pra lavar a alma!

4. Parque das Aves

Resumidamente, o Parque das Aves resgata e recupera aves que sofreram maus tratos ou foram retiradas do tráfico. Eles cuidam tão bem das aves que até treinamento para que elas sofram menos stress na hora de ir para o hospital é feito.

Existem diferente opções de visita e a que mais me impressionou foi o passeio Backstage. Nessa opção, um guia do parque nos leva por trilhas e lugares que só os funcionários podem passar, ajudamos a alimentar os pássaros e aprendendo mais sobre a causa do parque. No final do passeio, somos recebidos em um deck lindo com um café da manhã delicioso e as araras azuis Cindy e Mindy para uma foto. Sensacional!

5. Usina Itaipu Binacional

Se o Rio Iguaçu abriga uma das sete maravilhas da natureza, no Rio Paraná, a apenas 38 quilômetros de distância, está uma das sete maravilhas da engenharia, um empreendimento conjunto de brasileiros e paraguaios. Sim, é literalmente tudo meio a meio: Se tem um engenheiro brasileiro, tem um paraguaio! Os funcionários são exatamente metade brasileiros e metades paraguaios.

Chegando no local ficamos chocadas com o tamanho, é até difícil de entender algo tão gigantesco! Responsável por quase 20% de todo o consumo de eletricidade no Brasil e mais de 90% do consumo paraguaio, Itaipu é a maior do mundo em volume de geração de energia elétrica. A Usina de Itaipu tem a altura equivalente a um prédio de 65 andares! Sessenta e cinco! O vertedouro da usina, que tem como função descarregar a água não utilizada para geração, tem capacidade para verter 40 vezes mais do que a vazão média das Cataratas do Iguaçu. Você leu direito. QUARENTA vezes mais do que as cataratas. Bom, chega de números, até porque eu estou ainda chocada. Vamos falar do passeio!

Enquanto em um lado você fica boquiaberto com tamanhas construções, em toda sua extensão, Itaipu conta com muita natureza, refúgios e reservas para animais silvestres e projetos ambientais.

Vimos várias capivaras correndo soltas pelo gramado! Dizem que metade delas são brasileiras e metade paraguaias.

Tivemos a oportunidade de conhecer também alguns projetos apoiados pela Itaipu Binacional que encheram o coração de amor, são iniciativas para o desenvolvimento social, cultural e turístico. Falando em turismo, o Complexo Turístico Itaipu oferece diversas opções de passeios para todas as idades. Você pode fazer uma visita panorâmica como fizemos e conhecer a grandiosidade desta que é a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta, e ainda, fazer o circuito Especial e aventurar-se pelo interior da usina (guiado, claro) e se surpreender com a complexidade da engenharia. O barulho dentro da usina é constante, claro, são milhões de litros de água correndo em cima da sua cabeça! Mas é incrível ver de pertinho como funciona – eu, que jamais serviria pra ser engenheira, fiquei super curiosa com tamanha complexidade!

Dentro do complexo da Itaipu você ainda pode admirar os astros unindo entretenimento e ciência no Polo Astronômico, percorrer o circuito ecológico e conhecer plantas e animais silvestres da região no Refúgio Biológico, unidade de proteção criada para receber milhares de plantas e animais desalojados pelo reservatório da usina.

6. Passeio de Kattamaram

Para finalizar o tour, fomos fazer o famoso passeio de Kattamaram, um barco que parte do Porto Kattamaram, o último ponto de parada da Visita Panorâmica, e navega beirando a imponente barragem da Itaipu Binacional, com aproximadamente 8km de comprimento, unindo Brasil e Paraguai. É uma memorável viagem pelas belezas do reservatório da maior hidrelétrica geradora de energia do mundo. O pôr do sol é o mais lindo que já vi, acompanhado de petiscos e uma cervejinha! 🙂

7. Marco das Três Fronteiras

Marco das Três Fronteiras é um monumento erguido na localidade onde fica a divisa entre Brasil, Argentina e Paraguay. Visitando esse ponto turístico você descobre muito sobre a história jesuíta e ouve músicas dos três países, uma mistura de culturas e beleza. Para jantar, recomendo o restaurante Cabeza de Vaca, um dos mais conhecidos de Foz do Iguaçu com vista para essa atração maravilhosa!

8. Compras no Paraguai

Sim, um dos passeios super indicados pra quem vai a Foz, é conhecer o Paraguai! Diferente do que muitos pensam, existem shoppings super confiáveis com grandes marcas e, pra quem ama, muito luxo! Nós tivemos o prazer de conhecer a SAX, uma loja de departamento com setores oficiais de marcas como Elie Saab, Diesel, Armani, Versace… A Sax tem sessões inteiras para casa e decor, moda feminina e masculina, moda festa (com um vestido mais bapho que o outro). Aproveitamos pra almoçar no restaurante maravilhoso da Sax, inclusive, estava rolando a preparação pra um casamento para 400 pessoas no salão! Lindo!

9. Dar um pulinho na feirinha na Argentina

Um passeio super legal é dar um pulinho ali na Argentina e aproveitar as feirinhas noturnas! Dica: não esqueça a identidade ou passaporte para passar pela fronteira. Recomendo comer as famosas empanadas argentinas!

Outros passeios que você pode fazer na sua visita a Foz são o Cassino, a Mesquita Muçulmana, o Templo Budista, o museu Super Carros, o Bar de gelo, Dreamland Museu de cera, a Rafain churrascaria show, fazer comprinhas no Duty free, entre muitas outras possibilidades!

ONDE SE HOSPEDAR EM FOZ DO IGUAÇU

Já fiquei hospedada em diferentes lugares em minhas idas a Foz, porém minha experiência preferida foi o Wish Resort Golf & Convention! Eu acho o Wish Resort o melhor lugar para se hospedar em Foz do Iguaçu, seja casal ou família, já que o resort conta com um leque enorme de atividades para crianças e adultos. A última viagem que fiz foi com meu noivo e foi incrível: aprendemos golf com um profissional, jogamos futgolf com um jogador do time brasileiro, fizemos escalada, slackline, trilha, refeições maravilhosas, massagem…

E aí, prontos para ir para Foz do Iguaçu?

Confira o último post no @turismonosul de Foz do Iguaçu:

//www.instagram.com/embed.js

Deixe uma resposta